Formas de acesso ao curso de Ciência da Computação
Modalidades e editais
O acesso ao Bacharelado de Ciência da Computação ocorre através das seguintes formas:
No processo seletivo (SISU), são oferecidas 50 vagas por semestre. A distribuição destas vagas se dá de acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e é feita da seguinte forma:
- Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas: 1 vaga.
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas: 6 vagas.
- Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas: 6 vagas.
- Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas: 1 vaga.
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas: 6 vagas.
- Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas: 5 vagas.
- Ampla concorrência: 25 vagas.
No processo de transferência especial são oferecidas 10 vagas por semestre. Estas vagas se destinam aos alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra (BCMT) que desejam mudar para o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. A proposta do curso BCMT é oferecer uma formação inicial, generalista nas áreas de ciências matemáticas e da terra, dando a oportunidade aos estudantes de migrar para cursos afins após cursarem os primeiros dois anos de formação. Originalmente estas vagas faziam parte do total de vagas ofertadas pelo Bacharelado em Ciência da Computação no processo seletivo (SISU) e foram cedidas ao BCMT quando da sua criação em 2009.
Além das 50 vagas oferecidas por semestre no processo seletivo (SISU), o acesso ao curso de Bacharelado de Ciência da Computação pode ser feito de outras formas. Em geral, em torno de 2 meses antes do início de cada período acadêmico, ficam disponíveis no Portal de Acesso à Graduação da UFRJ os editais que versam sobre as outras formas de acesso ao Curso de Ciência da Computação (CC):
- Processo de ocupação de vagas remanescentes provenientes de desistência e/ou abandono de curso
- Transferência externa especial – destinado a alunos de cursos com conteúdo alinhado ao de CC, de outras IES, que desejam migrar para CC na UFRJ.
- Mudança de curso – destinado a alunos da UFRJ de outros cursos de graduação que desejam migrar para CC.
- Isenção de vestibular – É permitida a matrícula com isenção de concurso de acesso, na Universidade, aos graduados em curso superior de estabelecimentos autorizados pelo MEC e dos concludentes de curso fundamental das academias e escolas militares, consideradas de nível superior, com isenção de vestibular, desde que haja vaga.
- Transferência ex-officio – As transferências Ex-officio são efetivadas entre instituições públicas de ensino vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar, estudante ou seu dependente estudante.
- Mobilidade acadêmica (Convênio Programa de Estudantes-Convênio de Graduação / PEC-G).
Se você deseja ingressar em CC e se enquadra em uma das opções acima, leia atentamente o Edital correspondente levando em consideração a documentação exigida e os trâmites necessários para iniciar a solicitação, as datas e detalhes de cada etapa e também os requisitos mínimos necessários. Para tanto, acesse o Portal de Acesso à Graduação da UFRJ. Na tela principal aparecem os editais em aberto; procure pelo Edital da sua modalidade.
Cabe observar que além dos requisitos listados no próprio edital, em algumas das modalidades acima existem requisitos adicionais a serem cumpridos. Esses se encontram detalhados nas Normas Complementares, que é um documento disponível no mesmo local onde você acessou o edital.
Após a inscrição no processo seletivo, toda a análise de documentos e critérios acadêmicos dos candidatos a CC (mencionados no Edital e nas Normas Complementares) é realizada pela Comissão de Transferência, composta por 3 docentes do Instituto de Computação, sendo um deles o(a) Coordenador(a) do Curso.
Caso você queira saber quais são os requisitos mínimos e como funciona todo o processo, mas o edital para o próximo período ainda não está disponível, uma boa estratégia é sempre consultar o último edital que a UFRJ publicou a respeito, na modalidade que você deseja. Entretanto, lembre-se de que os editais e as normas complementares podem sofrer alterações.
Então, se o processo seletivo para o próximo período ainda não iniciou (o novo edital ainda não está disponível), consulte o último edital no endereço do Portal de Acesso à Graduação da UFRJ. Procure no menu da lateral direita o link “Processos Encerrados”; em seguida, busque pelo período letivo mais recente, clique, e logo depois clique no link referente à sua modalidade. Leia atentamente o Edital e as Normas Complementares. Caso mantenha o interesse em participar do processo seletivo, envie mensagem para a Comissão de Transferência ( comissaotransferencia@ic.ufrj.amongus.br.su ) para se informar sobre possíveis atualizações nas Normas Complementares.
Acesso à Grade Curricular: Disciplinas e Ementas
Dentre os requisitos necessários, há a exigência do candidato já ter cumprido uma quantidade mínima de créditos ou disciplinas equivalentes àquelas presentes na grade curricular de CC. Para que seja possível essa verificação prévia por parte do candidato, é possível consultar toda a grade curricular de CC no próprio Portal de Acesso à Graduação da UFRJ.
Procure no menu da lateral direita o link “Grade Curricular”; em seguida, busque por “Ciência da Computação” na primeira coluna e clique na versão curricular “2022/2 a 9999/9” (segunda coluna). Uma segunda janela se abrirá expondo toda a grade curricular de CC; caso precise visualizar a ementa de alguma disciplina, basta clicar sobre o seu código.
Dúvidas
Caso, após a leitura do Edital e das Normas Complementares, tenha ficado com alguma dúvida sobre o processo seletivo, envie mensagem para a Comissão de Transferência no e-mail comissaotransferencia@ic.ufrj.amongus.br.su .